Cases de sucesso

Catedral Rio de Janeiro

Projeto

A política comercial da Oneal não permite a realização de venda direta ao consumidor final, os projetos desenvolvidos pelo DPD e executados na íntegra podem ter sua garantia estendida para até 3 anos, neste caso 5 anos, desde que supervisionado pelo suporte técnico local em parceria com a loja que fez a venda dos produtos.

 

A maior dificuldade neste projeto foi a acústica, a Catedral apresenta formato cônico, com 106 metros de diâmetro e 75 metros de altura externa, sendo 64 metros interno, toda estrutura em concreto e algumas áreas em vitrais.

A capacidade é para 20.000 pessoas de pé.

Existia ainda uma limitação quanto a fixação, passagem de cabos, estética, operacional. Para a colocação das caixas precisou ser feito um projeto técnico e apresentado para a comissão e engenheiros da igreja em virtude de se tratar do 4 ponto turístico mais visitado na cidade do Rio de Janeiro.

Teve de ser feita uma montagem de apresentação da solução para que fosse aprovado a compra do sistema.

Na celebração onde foi feita esta primeira demonstração haviam mais de 600 padres, isto ocorreu na semana santa de 2017.

Foram 3 meses de preparação para a instalação definitiva.

A implantação do sistema exigiu que fosse montado um sistema de distribuição de energia exclusivo, assim como toda alimentação elétrica do altar e coral para evitar qualquer tipo de interferência tanto no sistema de como como no sinal que vai para rádio, Web TV, televisão e mídias digitais on line.

Foram usados mais de 5000 metros de cabos para ligação do sistema e alimentação.

O DPD da Oneal (departamento de projetos e desenvolvimento) usou um software próprio, o AMS-OLB (Acoustic Modeling Software da linha OLB) para realizar as simulações e transcrever os processamentos.

Para minimizar o retorno de baixa frequência para a parte traseira do presbitério foi utilizado da técnica de montagem de subwoofer Cardióide, eles foram colocados nas laterais do presbitério. Esta técnica permite controlar melhor a direção das ondas sonoras, e minimizar a interação de baixa frequência com a parede do fundo do presbitério, isto permite que a maior área da igreja seja atendida com som direto.

O software AMS-OLB permitiu que fossem posicionadas as caixas em locais estratégicos visando a melhor cobertura direta e homogênea com ótimo índice de inteligibilidade nestas áreas. 

O PA principal é composto de 6 pontos simetricamente posicionados com caixas OLB1202.5 (todo este ponto contém 2 caixas montadas em suporte duplo modelo OSV1202).

No corredor interno da catedral, aproveitamos os gazofilácios e os reposicionamos, desenvolvemos um suporte para a fixação das caixas sob medida para o projeto, nesta área de cobertura usamos 10 pontos também simetricamente posicionados com caixas OLB1202.5.

Nas três entradas também foram colocadas caixas para o caso de superlotação nas celebrações. 

Nas laterais do presbitério, onde está a pia batismal e de outro lado um mural que conta a história de São Sebastião foram colocadas caixas OLB1202.5.

Para o presbitério foi usado Side Fill duplo para a cobertura do altar, nas laterais duas caixas individuais modelo OLB1202.5, para ambão e púlpito optamos pelos monitores de chão modelo OPM1025. No coral foram colocadas 02 caixas OLB1202.5.

Equipamentos utilizados